sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Livro: A Grande Sofia



SINOPSE

    Livro escrito por Geogette Heyer, considerada a primeira dama do romance histórico inglês (depois da Jane Austen, é óbvio!). Século XIX. Atingindo idade suficiente para se casar, Sofia vai passar uma temporada na casa de sua tia paterna para ser apresentada à sociedade londrina e, quem sabe, encontrar um marido. Porém, a moça encontra mais do que bailes e pretendentes, já que seus familiares enfrentam sérios problemas. 


INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Autora: Gerogette Heyer
Editora: Record
Páginas: 265
Ano: 1950

RESENHA

    Uma breve apresentação da autora Georgette Heyer para quem não a conhece: ela foi uma escritora britânica de romances históricos e policiais. Nasceu em 1902 e começou a escrever em 1921. Heyer essencialmente criou o gênero "romance histórico" e o subgênero "Regency Romance", esse último, inspirado por Jane Austen, mas ao contrário de Austen, que escreveu sobre e para os tempos em que ela vivia, Heyer foi obrigada a incluir informação abundante sobre o período para que seus leitores adentrassem nele. Para garantir a precisão, recolheu obras de referência e manteve anotações detalhadas sobre todos os aspectos da vida na época regencial. Para quem já leu todas as obras da Jane Austen e sente falta de mais livros dela, os livros da Georgette Heyer são ótimos consolos, embora não estejam no mesmo nível dos da primeira.

    Sofia é uma garota bastante decidida e petulante para a época (século XIX). Cheia de si e corajosa, não se deixa dobrar por ninguém. Ela acaba conquistando admiração de alguns e "aparente" rejeição de outros. A chegada da moça é um frisson, mas logo ela passa a conhecer os problemas que os familiares enfrentam. Como é muito proativa, toma partido e decide ajudar. Fato interessante é que o Brasil é mencionado na obra. O livro é de leitura ágil e gostosa. A autora tem um estilo agradável e mostra um grande conhecimento sobre o período em que se passa a trama. Eu ia dar nota 9,5, mas o final foi muito rápido e pouco desenvolvido, deixando uma sensação de vazio. Então, vou dar nota 8,5. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Seus comentários são bem-vindos!

Web Analytics